Super Fruits Slot

Aluguel de carro: como funciona, quanto custa e vantagens da modalidade - Foto: divulgação/Renault

Aluguel de carro: como funciona, quanto custa e vantagens da modalidade – Foto: divulgação/Renault

 

O aluguel de carro vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Se antes esse mercado ficava restrito a poucos usuários que alugaram veículos para situações pontuais no dia a dia, hoje o cenário é bem diferente. Desde empresas que decidiram terceirizar sua frota, até motoristas de aplicativos que viram na modalidade uma oportunidade para trabalhar, alugar um automóvel entrou de vez no dia a dia do brasileiro. 

Além das grandes locadoras que se estabeleceram no mercado nacional, as fabricantes de automóveis também passaram a oferecer serviços de locação para seus próprios carros. Hoje, as modalidades de locação aumentaram, sendo possível a locação não apenas por diária, mas também por hora, mês e até por ano. 

 

Como funciona o aluguel de carro?

 

 Basicamente o aluguel de carro funciona da mesma forma que outros tipos de locação. Você seleciona um carro, o período de locação, utiliza o veículo e faz o pagamento. Porém, muitos outros detalhes integram esse setor que cresceu nos últimos anos. Confira abaixo os principais pontos que você precisa saber para poder alugar um automóvel.

 

| LEIA MAIS:Waze: Confira sete recursos presentes no aplicativo
| LEIA MAIS:Vai comprar um carro usado? Confira dicas para não cair em cilada

 

Por quanto tempo posso ficar com o carro?

 

Atualmente, há empresas que oferecem algumas possibilidades de locação em relação ao tempo. A mais tradicional é a diária, realizada principalmente pelas grandes locadoras como Movida e Localiza. Nessa modalidade, ao alugar um carro, você tem o direito de passar 24 horas com ele. Ou seja, se retirar o veículo da locadora em uma segunda-feira às 10h da manhã, é necessário devolvê-lo no dia seguinte, terça-feira às 10h.

Algumas locadoras podem oferecer uma extensão no horário, bem como deixar a quilometragem livre ou cobrar pelo km rodado, mas isso varia de acordo com a política de trabalho de cada empresa. 

Ainda na modalidade de tempo curto, existe o aluguel por hora, aquele em que você não precisa ficar às 24h com carro. A Turbi, por exemplo, define um valor a ser pago por hora de uso e outro valor por quilômetro rodado. No final, faz-se uma soma entre o tempo que o usuário esteve com o veículo e a quantidade de km rodados para saber o preço final do aluguel. 

Nos últimos anos surgiram também serviços de aluguel de carro com longa duração, com períodos mensais ou anuais. O aluguel por mês é aquele que todo mês precisa ser renovado. Já no anual, é feito um contrato com um tempo pré-determinado e o motorista vai pagando todos os meses o valor estipulado pela locadora. 

 

Quanto custa alugar um carro?

 

O valor do aluguel dependerá da locadora, período de locação, tipo do veículo, quilômetros rodados e outros. Além disso, as locadoras podem oferecer serviços de proteção e/ou conforto ao motorista que, ao serem contratados, elevam o valor do serviço. Outro fator que pode influenciar essa equação é a idade do condutor, que pode pagar mais caso seja muito jovem. 

Fora o valor total pelos serviços, as locadoras costumam cobrar um caução que é devolvido ao fim do período de locação. Geralmente cobrado no limite do cartão de crédito, o caução é utilizado, entre outras coisas, quando o veículo sofre alguma avaria. O valor também depende dos fatores citados acima, como locadora e tipo do carro. 

 

Quais as vantagens em alugar um carro?

 

Para quem aluga por mês ou com contratos anuais, a grande vantagem do aluguel de carro é não precisar situações que um dono de veículo precisa prestar atenção ao longo do tempo. Uma delas é a burocracia, já que IPVA e licenciamento, por exemplo, são pagos pela locadora. Apesar disso, quem deve arcar com a pontuação e o valor das eventuais multas recebidas durante o uso é o motorista

As revisões e manutenções que o carro necessitar durante o período de aluguel também ficam sob responsabilidade da locadora, que enviam os carros diretamente para as áreas de manutenção das concessionárias, ou possuem uma rede de oficinas credenciadas para realizar os serviços mecânicos ou de funilaria nos veículos.

 

Texto: Daniel Palermo

Share This
Super Fruits Slot Mapa do site