Super Fruits Slot

Carteira Digital de Trânsito

Nova funcionalidade permite fazer a indicação do condutor infrator, que também receberá a notificação pelo app 

 

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) agora já permite realizar a indicação do condutor infrator, tudo online, sem a necessidade de comparecimento presencial ao posto de atendimento do órgão autuador.

Essa nova funcionalidade exige que o indicado realize o aceite pelo app, passando então a assumir os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da respectiva infração.

Por enquanto, o serviço está disponível no estado do Espírito Santo com a adesão da tecnologia pelo Detran-ES. Porém, outros órgãos de trânsito já estão em tratativas para aderir, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os Detrans do Rio Grande do Sul e do Paraná.

“Antes, era necessário o comparecimento presencial tanto do proprietário quanto do infrator, que precisavam preencher um formulário em papel e protocolar o pedido no balcão do órgão de trânsito. Agora, basta que os dois tenham instalado no celular a CDT. Assim, o proprietário do veículo indica o infrator, que recebe, no aplicativo, uma notificação perguntando se ele assume aquela infração”, afirma Mara Leniza, analista de negócio do Serpro, empresa que desenvolveu essa tecnologia.

Além do app, também é possível a indicação pelo Portal de Serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) – antigo Denatran.

Vale lembrar que a Carteira Digital de Trânsito é um app que reúne os documentos do condutor e do veículo de forma online. Antes, esse sistema enviava notificações de infrações apenas para o atual proprietário do veículo, mas agora com esta nova funcionalidade passará também a enviar as notificações eletrônicas para outras pessoas do ciclo de vida da infração, como o proprietário anterior do veículo (ou proprietário à época do cometimento da infração), o principal condutor e o real infrator.

Para receber as notificações de trânsito, é necessário realizar a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica – SNE, disponível no app CDT ou pelo Portal de Serviços da Senatran.

Foto: Divulgação/Serpro

Share This
Super Fruits Slot Mapa do site