Emplacamentos aumentaram 25% em maio na comparação com o mês anterior, com Strada, HB20 e Mobi nas primeiras posições
O mês de maio apresentou alta no volume de emplacamentos, sendo o melhor resultado do ano. Foram 338.440 unidades licenciadas, uma alta de 25% na comparação com o mês anterior e de 6% em relação a maio de 2021, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A Fiat Strada liderou o ranking geral, enquanto o Hyundai HB20 ficou em primeiro entre os automóveis.
“O resultado, até agora, é positivo e foi impulsionado não só pelo maior número de dias úteis em maio, como pela disponibilização de veículos que estavam à espera de peças, nos pátios das montadoras. Entendemos que, em maio, oferta e demanda começaram a se estabilizar. Não há um movimento forte de retomada, nem de oferta e nem de demanda, mas acredito que estamos chegando à certa estabilidade, o que já é desejável, considerando um ano bastante incerto como o que estamos vivendo”, diz Andreta Jr, Presidente da Fenabrave.
Considerando apenas o segmento de automóveis, o crescimento foi de 27,1% em relação a abril, mas houve retração de 2,2% na comparação com maio do ano anterior. Já entre os comerciais leves maio teve alta de 32,6% nos emplacamentos sobre abril e alta de 8% sobre maio de 2021.
A Fenabrave divulgou também os dados de vendas dos veículos híbridos e elétricos, que somam 16.393 autos e leves eletrificados no acumulado de janeiro a maio de 2022. Para comparar, o mesmo período de 2021 totalizou 10.393 unidades, ou seja, houve aumento de 57,7% no volume. Em termos de participação de mercado, esses veículos representam 2,4% do total comercializado no segmento. Ainda é pouco, mas demonstra uma evolução constante ano a ano.
Somando automóveis e comerciais leves, a Fiat Strada lidera os emplacamentos em maio com 11.532 unidades, seguida pelo Hyundai HB20 com 9.634 unidades, que ficou em primeiro entre os automóveis. Destaque para o Fiat Mobi na sequência, com 7.493 emplacamentos no mês. Entre os SUVs, o melhor colocado foi o Chevrolet Tracker, com 6.564 unidades, mas que enfrentou uma disputa acirrada com Hyundai Creta (6.411) e VW T-Cross(6.406).
Veja a seguir o ranking dos automóveis mais vendidos em maio:
E o ranking dos comerciais leves mais vendidos em maio:
Foto: Divulgação/Fiat