Super Fruits Slot

Cibercriminosos redirecionam a vítima a um site falso e ficam com o dinheiro do pagamento do tributo

Foto: Internet/Reprodução

Com o início do calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA ações golpistas já começaram a surgir. A nova moda é o golpe prometendo desconto de 50% no valor do tributo pagando por PIX. A fraude acontece por e-mail, uma vez que os cibercriminosos redirecionam a vítima para um site falso, projetado para a aplicação do golpe.

Promessa de desconto de 50% no IPVA por e-mail é golpe: entenda

 

“Os ataques financeiros por e-mail continuam a evoluir em sofisticação, e isso é visto pela forma quase real que o golpe é realizado – desde a gramática do e-mail até os valores corretos no site. Com as constantes “melhorias” do cibercrime, é importante que as pessoas estejam atentas a mensagens suspeitas, especialmente aquelas que prometem descontos tentadores ou ofertas financeiras extraordinárias. Ao detectar sinais de phishing, como links duvidosos ou solicitações de informações sensíveis, é essencial pausar e verificar a autenticidade antes de agir”, comenta Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky

 

Portanto, se receber um e-mail bem escrito, sem erros ortográficos aparentes e com uma oportunidade de emissão de guia de pagamento do IPVA, com um suposto desconto de 50% disponível e um botão de consulta, não clique nele, pois irá acessar um site falso.

Promessa de desconto de 50% no IPVA por e-mail é golpe: entenda

Ao cair neste golpe, as pessoas se tornam vítimas de um ataque chamado de “man-in-the-middle”, em que os criminosos interceptam as informações inseridas, o que inclui dados pessoais e detalhes do veículo. Além disso, esse ataque tem a capacidade de entrar no site legítimo do órgão de trânsito, obtendo assim o valor real do suposto IPVA devido pelo usuário, transmitindo maior veracidade ao golpe.

 

Após esse golpe, o dono do veículo é direcionado para um código QR Code de pagamento fraudulento via Pix. Ao fazer o pagamento, o dinheiro é transferido para uma conta dos cibercriminosos, resultando em prejuízo para o proprietário do veículo. É importante conhecer as regras de pagamento do imposto que prevê um pequeno desconto para quem quitar o IPVA à vista. As regras são claras no site da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo está registrado. Em São Paulo é possível acessar informações oficiais sobre o IPVA neste link.

Share This
Super Fruits Slot Mapa do site