Super Fruits Slot

Ford EcoSport 2018

Posso cancelar a compra? Como fica a garantia? Entenda os direitos do cliente que adquiriu um carro da Ford após o anúncio do fechamento de suas fábricas no Brasil

 

Após o anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, muitos consumidores estão em dúvida sobre os seus direitos e o que esperar para os próximos anos no caso de quem já comprou um modelo novo da marca. Se este for o seu caso, a primeira orientação é que a fabricante deverá arcar com a garantia por todo o período contratado. Entenda a seguir como ficam os direitos do cliente que já possui um carro da marca e as respostas às principais dúvidas.

Quem comprou um carro novo da Ford pode desistir da compra?

Segundo Marco Antonio Araújo Junior, especialista em Direito do Consumidor e Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor (Brasilcon), a lei não autoriza o cliente a desistir da compra em uma situação como a da Ford nesse momento. Segundo o especialista, “o fato de a fabricante/montadora não manter sede administrativa ou operacional no país não quer dizer, por si só, que ela não vai cumprir o dever de prestar garantia ao consumidor”.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor em situações como essa?

O Código de Defesa do Consumidor exige que a empresa preste a garantia do produto, assim como garanta o fornecimento de peças de reposição e mão de obra nesse período. Independentemente de estar sediada no Brasil ou não, se isso não ocorrer, o consumidor poderá acionar a justiça para garantir o cumprimento da lei.

É melhor vender o carro da Ford que possuo nesse momento?

O especialista alerta que não é o momento para entrar em desespero e tentar vender o veículo da marca por um valor muito menor por causa do anúncio do fechamento das fábricas no País. Isso poderá acarretar uma perda financeira desnecessária.

E como fica a situação de quem já possui um carro da Ford?

Marco Antonio lembra que a Ford deverá cumprir as obrigações com relação à garantia dos veículos, por isso, o cliente que possui um carro da marca terá seus direitos assegurados pela lei. “O CDC determina que os fornecedores, neles incluídos os fabricantes e montadoras, devem prestar garantia pela venda de seus produtos e serviços e garantir que o mercado tenha peças de reposição e manutenção”, completa.

 

Leia mais:

SUV elétrico, picape anti-Toro e mais: carros que a Ford terá no Brasil

Share This
Super Fruits Slot Mapa do site