Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Stellantis apresenta tecnologia Bio-Hybrid - Foto: divulgação/Stellantis

Super Fruits Slot - Stellantis apresenta tecnologia Bio-Hybrid – Foto: divulgação/Stellantis

 

Plataforma Bio-Hybrid se junta à outras três no plano de descarbonização da empresa

 

 A Stellanis apresentou em seu polo automotivo de Betim (MG) a nova tecnologia Bio-Hybrid, um sistema de motopropulsão híbrida que combina as energias térmicas flex e elétrica. A nova solução poderá ser utilizada pela fabricante de forma flexível, atendendo toda a gama de marcas e produtos que a empresa trabalha em seu portfólio. As novas plataformas foram desenvolvidas na América do Sul e contaram com a participação de fornecedores, pesquisadores e demais parceiros do grupo automotivo.  

Para o Presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, essa nova tecnologia chega para fazer parte dos investimentos da companhia para o uso de combustíveis renováveis, como o etanol, fortalecendo o plano de descarbonização da empresa que pretende reduzir as emissões de gases prejudiciais ao meio ambiente em seus produtos em 50% até 2030 e totalmente até 2038.  

“O Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade acessível e sustentável adotada pela Stellantis. Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, afirmou Antonio. 

O executivo completa: “O Bio-Hybrid é uma tecnologia de descarbonização da mobilidade, que privilegia as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, mas queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores e desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”.   

 

Foto: divulgação/Stellantis

Foto: divulgação/Stellantis

 

Bio-Hybrid se junta a outras tecnologias de descarbonização 

A tecnologia Bio-Hybrid se junta a outras três plataformas da Stellantis a serem utilizadas na jornada do grupo rumo a descarbonização. Além dela, há a Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid PLUG IN e a BEV (100% Elétrica). Segundo o Vice-Presidente do Tech Center da Stellantis, Marcio Tonani, as plataformas atenderão juntas todas as faixas de consumidores da empresa que buscam soluções diferentes para o dia a dia.  

“São plataformas baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo. Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação e, juntas, atendem a todas as faixas de consumidores, tornando acessíveis os sistemas híbridos baseados na combinação da propulsão térmica flex com a eletricidade”, explica Marcio. 

 

O que traz cada plataforma?  

Bio-Hybrid: A plataforma Bio-Hybrid traz um dispositivo elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. O equipamento pode fornecer energia mecânica e elétrica, gerando tanto torque adicional para o motor térmico, quanto energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-íon de 12 volts. O sistema é capaz de gerar até 3 kW.  

 

Plataforma Bio-Hybrid - Foto: divulgação/Stellantis

Plataforma Bio-Hybrid – Foto: divulgação/Stellantis

 

Bio-Hybrid e-DCT: Essa plataforma é composta por dois motores elétricos. O primeiro substitui o alternador e o motor de partida, o segundo é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-íon de 48 volts dá suporte ao sistema. Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido. 

 

Plataforma Bio-Hybrid-DCT - Foto: divulgação/Stellantis

Plataforma Bio-Hybrid-DCT – Foto: divulgação/Stellantis

 

Bio-Hybrid Plug-in: A plataforma conta com uma bateria de Lítio-Íon de 380 volts que é recarregada através do sistema de regeneração durante as desacelerações. Essa bateria é alimentada pelo motor térmico do veículo ou por uma fonte externa de energia. A arquitetura da plataforma conta também com um motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro. O sistema gerencia a operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.  

 

Plataforma Bio-Hybrid Plug-in - Foto: divulgação/Stellantis

Plataforma Bio-Hybrid Plug-in – Foto: divulgação/Stellantis

 

BEV (100% Elétrica): É totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão que é alimentado por uma bateria recarregável de 400 volts, pelo sistema de regeneração ou através de uma fonte externa de energia. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho mesmo em baixas velocidades, já que o torque é instantâneo. 

 

Plataforma BEV 100% Elétrica - Foto: divulgação/Stellantis

Plataforma BEV 100% Elétrica – Foto: divulgação/Stellantis

 

Texto: Daniel Palermo

 

 

 

 

 

Share This
Super Fruits Slot Mapa do site