Super Fruits Slot

Super Fruits Slot - Tecnologia Peugeot Hybrid 48V estará nos SUVs 3008 e 5008 - Foto: divulgação/Peugeot

Super Fruits Slot - Tecnologia Peugeot Hybrid 48V estará nos SUVs 3008 e 5008 – Foto: divulgação/Peugeot

 

O novo trem de força Peugeot Hybrid 48V estará nos SUVs Peugeot 3008 e 5008 no mercado europeu em 2023. O sistema Peugeot Hybrid 48V é composto por um motor a gasolina PureTech de 136 cv de potência, em conjunto com um câmbio de dupla embreagem e-DCS6 de 6 velocidades que incorpora um motor elétrico.

Os SUVs Peugeot equipados com a nova motorização Hybrid 48V dispõem de um visor específico. O painel de instrumentos digital exibe a condução 100% elétrica (conta-rotações em azul), o fluxo de energia no sistema, o nível de carga da bateria, seu status operacional por meio de um medidor de energia (Carga, Eco, Potência) e a porcentagem da distância percorrida no modo elétrico instantaneamente ou no final do curso.

Os modelos serão equipados com o sistema AVAS (Approaching Vehicle Alert System), que emite um som de até 30 km/h para avisar pedestres e ciclistas da aproximação do veículo.

Funcionamento do sistema Peugeot Hybrid 48V 

O condutor é informado do funcionamento do sistema híbrido através do painel de instrumentos Peugeot -Cockpit®, a ativação de todos os modos é totalmente automática.

Na condução diária, os motores de combustão interna e elétricos trabalham em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Durante forte aceleração, o motor elétrico fornece torque adicional ao motor a gasolina em baixas rotações.

Durante a desaceleração, o motor a gasolina desliga e o motor elétrico transforma-se em gerador para recarregar a bateria de 48V. Na cidade em curtas distâncias e durante as manobras, o veículo é impulsionado apenas pelo motor elétrico.

Foto: divulgação/Peugeot

Foto: divulgação/Peugeot

 

Principais componentes do sistema Hybrid 48V 

Todas as peças que compõem o novo motor estão localizadas sob o capô, com exceção da bateria de 48V que está instalada sob o banco dianteiro esquerdo dos Peugeot 3008 e 5008. A nova geração de motores a gasolina PureTech foi desenvolvida para integrar-se com a hibridização. A carcaça da caixa de câmbio também abriga o motor elétrico, o inversor e o computador, o que permite otimizar o tamanho e a massa. Os principais aspectos do motor são: 

  • Motor 3 -cilindros de 1.199 cm³,
  • Potência de 136 cv (100 kW) a 5500 rpm,
  • Torque de 230 Nm a 1750 rpm,
  • Turbo de geometria variável,
  • Cadeia de distribuição (controle de custos de manutenção),
  • Operação de acordo com o ciclo Miller,
  • Norma Euro 6e,
  • Caixa de velocidades e-DCS6 (Dual Clutch System)
Foto: divulgação/Peugeot

Foto: divulgação/Peugeot

 

O motor elétrico síncrono de imã permanente, integrado à caixa de câmbio, desenvolve uma potência máxima de 21 kW (28 cv) e um torque de 55 Nm. Ele permite que o veículo seja movido em modo 100% elétrico para baixas demandas de torque e o motor de combustão interna para limitar o seu consumo.

Nos momentos de desaceleração, este motor atua como gerador para recarregar a bateria de 48V do sistema híbrido. Também garante a partida principal do motor de combustão interna com o auxílio da correia de partida.

Foto: divulgação/Peugeot

Foto: divulgação/Peugeot

Bateria híbrida de 48V e conexões elétricas 

A bateria de íons de lítio de 48V tem uma capacidade bruta de 898 Wh e uma capacidade disponível de 432 Wh. Foi idealizada para manter o nível de desempenho durante toda a vida útil do veículo e tem uma garantia original de 8 anos ou 160 mil km.  

A bateria de 48V é instalada sob o banco dianteiro esquerdo, oferecendo algumas diferenças em relação a uma instalação traseira como, preservação da habitabilidade, mantimento do volume total do porta-malas, redução de perdas de energias relacionados ao comprimento dos cabos e boa distribuição de peso com a bateria no centro do veículo.

Os Peugeot 3008 e 5008 possuem duas redes elétricas. Uma rede de baixa tensão de 12V para alimentar os equipamentos do carro e uma rede de alta tensão de 48V para alimentar o sistema híbrido. A produção de eletricidade só é assegurada pelo e-motor 48V. Um conversor de tensão DC permite que a eletricidade produzida seja transferida para a rede de 12V do carro.

Foto: divulgação/Peugeot

Foto: divulgação/Peugeot

 

Dados de economia de combustível 

De acordo com a Peugeot é possível obter até 15% de economia de combustível e de 126 g de CO2/km no 3008 e 128 g no 5008. Em comparação com um motor a gasolina não eletrificado com características comparáveis, o motor híbrido permite uma economia média de combustível de 1 litro/100 km em um SUV do segmento C (ciclo misto WLTP).

Esses valores são obtidos principalmente na cidade (- 2,5 l/100 km) e na estrada (- 0,7 l/100 km), mantendo-se o consumo em auto-estrada. Esta performance traduz-se numa redução média de 20 g/km nas emissões de CO2 (de acordo com o ciclo combinado WLTP) nos modelos 3008 e 5008.

Quando a carga da bateria o permite, o sistema Hybrid 48V permite arrancar, manobrar (para estacionar, por exemplo) e deslocar-se a baixa velocidade em trânsito intenso em modo 100% elétrico. Na condução urbana, os Peugeot 3008 e 5008 Hybrid podem assim funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico zero emissões. Em velocidades mais altas (até 145 km/h), o motor de combustão interna para quando o motorista solta o pedal do acelerador em velocidade constante e durante desacelerações.

Quando o motorista é solicitado a retomar em baixas rotações, o motor elétrico fornece torque adicional com um “boost” pontual que compensa o tempo de resposta do turbo, evitando algumas reduções de marcha. Quando o motorista pressiona o acelerador a fundo, o motor elétrico fornece uma potência adicional de 9 kW (cerca de 12 cv).

Este motor substitui o PureTech 130 EAT8 e ainda não há previsão de exportação dessa tecnologia para outros países.

 

Texto: Vitor Lima

Share This
Super Fruits Slot Mapa do site