Super Fruits Slot

ZF-superbanner-01.08 a 01.11
Foto: arquivo Super Fruits Slot

Foto: arquivo Super Fruits Slot

 

Comprar um carro é um dos maiores sonhos de grande parte da população brasileira. Bilhões de reais são movimentados no mercado automotivo em compras e vendas de veículos todos os anos. Embora o mercado de veículos zero quilômetros receba grande parte da atenção das pessoas, muitos recorrem aos usados ou seminovos para realizar o tão aguardado sonho.

Para quem escolhe um veículo usado, são necessários alguns cuidados para evitar golpes e dores de cabeça que podem transformar o sonho em pesadelo. A Super Fruits Slot conversou com o mecânico Maurício Marcelino, professor de mecânica e proprietário da Auto Mecânica Louricar, localizada na zona sul de São Paulo – SP , para saber quais itens precisam de atenção na hora de comprar um carro  usado.

 

Vai comprar um carro usado? Leve em um mecânico para realizar uma análise!

 

Segundo Maurício, ao escolher um carro em uma loja ou agência automotiva, o ideal é levá-lo a um mecânico de confiança para analisar alguns itens básicos antes da compra. “Quando o carro vem da agência até a oficina, dá tempo de ligar a ventoinha, dá para analisar o motor quando ele está quente, conseguimos avaliar melhor o carro do que quando ele está frio”, diz Maurício.

Alé desses itens, é possível avaliar também  amortecedores, vazamentos, freios e etc. Confira alguns dos itens que devem ser verificados no momento da avaliação pelo mecânico.

 

Luzes do painel

Segundo Maurício, o primeiro passo é dar a partida no motor e acelerar. Entre o momento que a ignição é acionada e o motor é ligado, a luz de óleo precisa acender e apagar logo em seguida. Ao mesmo tempo, já é possível analisar se há algo de anormal com as outras luzes no painel. 

 

Marchas

O profissional indica também dar uma volta com o carro, engatando todas as marchas sequencialmente da primeira até a última. na sequência, fazer o contrário, passando da última até a primeira. Esse procedimento é importante para verificar se nenhuma das marchas do veículo está escapando durante seu funcionamento. 

 

Parte de baixo do carro

Segundo Mauricio, caso haja disponibilidade na oficina, é importante levantar o veículo no elevador para verificar itens como o sistema de suspensão, freios e verificar se há vazamentos comprometedores no carro.

| LEIA MAIS: Waze: Confira sete recursos presentes no aplicativo

Não consigo levar o carro ao mecânico, e agora?

 

Vimos que o cenário mais recomendado é levar o carro até uma oficina para realizar uma avaliação com um profissional qualificado. Mas como devemos proceder em situações que uma avaliação de um mecânico não é possível? Segundo Maurício, a verificação das luzes do painel e o teste das marchas são itens fundamentais que devem ser vistos mesmo na ausência do mecânico. 

“A primeira coisa a ser vista é a luz de óleo e as demais luzes do painel. Na sequência, é preciso dar uma volta com o carro para verificar as marchas. Engata a primeira marcha, sai com o carro, passa para a segunda e assim sucessivamente. É preciso forçar um pouco as marchas para verificar se elas não estão escapando, não pode trocar de forma rápida”, afirma Maurício. 

Os pneus também precisam de atenção no momento da compra para não colocar a segurança do veículo em risco.Pneus carecas devem ser evitados ou substituídos logo após a aquisição do veículo. Outra dica importante é verificar se existem notas fiscais das revisões passadas,  e/ou manutenções realizadas no veículo pelos donos anteriores para saber o histórico que acompanha aquele carro. 

 

Manutenções recomendadas logo após comprar o carro

 

Após a compra do veículo, também são necessárias algumas manutenções preventivas para evitar dores de cabeça no futuro. Segundo Maurício, é necessário prestar atenção em quatro pontos.

  • Trocar o óleo do motor: Para garantir o bom funcionamento do motor, o recomendado é efetuar uma troca de óleo assim que receber o veículo e mãos;
  • Correia dentada: A troca da correia dentada evita um grande prejuízo ao dono do veículo, já que uma correia desgastada pode causar graves problemas na parte mecânica do carro; 
  • Inspeção dos freios e suspensão: Também é recomendado realizar uma inspeção e substituir os componentes dos freios e suspensão caso haja necessidade;
  • Vela do carro: item muitas vezes negligenciado, também é recomendado trocar a vela do carro para evitar a queima da bobina. 

 

Inspeção cautelar

 

Além da parte mecânica, é recomendado realizar também a inspeção cautelar para verificar a real condição de um veículo. São avaliados itens como documentação, sinistros, aspectos jurídicos, financeiros, entre outros. Apesar de não ser obrigatória, a inspeção cautelar pode evitar que o novo proprietário tenha muitas dores de cabeça no futuro. 

 

Texto: Daniel Palermo

Share This
Super Fruits Slot Mapa do site