Componente é fundamental para o pleno funcionamento do motor
Aembreagem é um sistema fundamental para o bom funcionamento do motor, uma vez que é responsável por fazer a comunicação do propulsor com a caixa de câmbio. Com isso, transmite o torque e filtra as vibrações geradas pelo trem de força, o que também evita quebras de peças mais complexas.
Portanto, é importante preservar esse componente evitando alguns hábitos que prejudicam o sistema, como diz o analista de produtos do Aftermarket da Eaton, Adriano Silveira. “Para garantir o funcionamento adequado da embreagem e o cumprimento da vida útil prevista pelo fabricante do veículo é imprescindível seguir todas as manutenções preventivas e, sobretudo, criar hábitos que evitam desgastes prematuros”, comentou.
Veja 8 passos para fazer a embreagem durar mais
1 – Não ande com o pé apoiado na embreagem
Muitos motoristas têm o costume de dirigir com o pé apoiado na embreagem, que aumenta a temperatura do componente, o que pode causar patinação e desgaste prematuro do revestimento. Para evitar isso, use sempre o pedal do freio ou o freio de mão.
2 – Não reduza bruscamente a marcha
Ao reduzir bruscamente a marcha, a embreagem sofre um pico de rotação, o que causa a perda de funcionalidade, chegando até a falhar.
3 – Não solte o pedal da embreagem de maneira brusca
Ao fazer isso, o motorista irá gerar um tranco no veículo, além de uma sobrecarga do sistema de transmissão de força, causando um contato abrupto entre os componentes, podendo danificá-los
4 – Ligue o carro sempre com pé na embreagem
É ideal que ao ligar o veículo o motorista pise na embreagem. Isso irá contribuir para preservação de todo o conjunto mecânico, uma vez que a embreagem deixa de transmitir todo o seu potencial de força em um momento que não é necessário, pois o carro está em repouso.
5 – Não utilize a segunda marcha para sair com o veículo
Ao utilizar a segunda marcha para sair com o veículo, o motorista irá sobrecarregar o conjunto mecânico sem necessidade.
6 – Faça manutenção preventiva
Sempre faça a manutenção preventiva no conjunto de embreagem, que inclui platô, disco e mancal. Também verifique o servo de acionamento, o cilindro mestre e escravo. Por fim, faça a troca do fluido corretamente como indica o manual do veículo.
7 – Tenha atenção com patinação, pedal duro e trepidações
A patinação, pedal duro e as trepidações são sinais comuns, que a embreagem precisa ser trocada. Desta forma, fique atento se o veículo perde força na aceleração, se o pedal está duro ou mais alto e se há trepidação no volante. Portanto, se isso acontecer leve o veículo em uma oficina mecânica.
8 – Sobrecarga prejudica a embreagem
Levar peso além do que o carro permite irá gerar um desgaste na embreagem. Essa dica também vale para caminhões, que rodam com sobrecarga.